Translate

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Conectando e upando programas para o Arduino Pro Mini com CP2102



   Outra vez quebrei a cabeça com tentativa e erro. Segue, mastigadinho, um tutô para conectar o Arduino Pro Mini via Programador CP2102 - o que tenho é Baite - www.betencu.cn - modelo que dificilmente aparece nos demais tutoriais e fotos mas que vende bastante no Brasil.

                 Pro Mini                CP2102
                  GND ------------------- GND
                  VCC ------------------- 5V (DEPENDE DO MODELO)
                  RX -------------------- RXD
                  TX -------------------- TXD
                  GRN ------------------- DTR (EMBAIXO)

No Arduino IDE 1.5.5-r2, acertar para Placa Arduino Pro ou Pro Mini, Processador para Atmega328 (5V, 16 Mhz), Porta para a porta detectada, e Programador para AVRISP mkII.

Caso o CP2102 não tenha o pino de DTR, seguir o tutorial: Programador CP2102 SEM Autoreset - upload com botão de reset

4 comentários:

  1. Olá,

    show de bola o seu post!
    rapaz eu to com um problema em relação ao meu Pro Mini,

    eu fiz essa ligação igual vc falou, mas o computador n reconhece ele de jeito nenhum. as portas meu CP2102 estão um pouco diferente da ordem do que voce mostrou no post. Eu sou usuario MAC, vc sabe se existe alguma outra coisa que a gente precise fazer?

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Blz? Sinceramente não tenho afinidade com os Macs, então ficaria difícil afirmar o que fazer na parte do aplicativo no Mac. No windows, mesmo no 8.1, tenho que instalar o driver.
    Dando uma olhada rápida no site arduino.cc encontrei o seguinte: http://forum.arduino.cc/index.php/topic,183429.0.html

    A resposta aparentemente está no penúltimo post, que bastou um capacitor cerâmico 104 entre o DTR e o RST. Mas atente para as instruções no primeiro post quanto ao driver, etc do Mac. Como já disse, não tenho Mac, então, não entendo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou utilizando o modelo por você analisado. Não consegui, todavia, utilizá-lo com o modulo nrf24l01+. Consegui configurar o módulo em questão com um arduino uno e um arduino pro mini (funduino - outra versão chinesa do pro mini), sendo que a comunicação entre eles é perfeita. Com o pro mini da baite não tive sucesso. Será problema com o bootloader?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia este tipo de módulo e não tive experiência ainda com comunicação RF. Mas gostei da informação.
      Quanto ao Baite pro mini, vi um artigo em que o autor programou o pro mini com um PL2303HX e também carregou o bootloader com um USBAsp e funcionou normalmente. Uma coisa que me chamou a atenção foi que ele mencionou a voltagem do modelo comprado: 5V/16Mhz. Não estaria havendo problemas de tensão 5V X 3.3V?
      Talvez valha a pena olhar um artigo desse mesmo autor utilizando um Attiny85 com este módulo citado. Ele cita algumas vezes a necessidade de um drop down de tensão para 3.3V: http://nerdralph.blogspot.ca/2014/01/nrf24l01-control-with-3-attiny85-pins.html.
      Não arrisco a dar opiniões por nunca ter utilizado módulos deste tipo ainda.

      Excluir