Translate

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

POV com arduino


   O código mais simples para POV (Persistence Of View) foi o do Blog ilblogdidami.blogspot.com que continha um erro corrigido no código postado aqui. Thanks to Mr. Damiano for the almost perfect code.
   O esquema é muito simples: conectar 7 leds e seus respectivos resistores (utilizei os de 330 ohms) nas portas digitais 2 a 8 do arduino. Pino comun no GND e
   Desta vez usei um arduino pro mini (ching ling, lógico) mas que funciona muito bem. O esquema está no Fritzing (freeware) fácil, fácil.
   Caso utilize uma fonte com mais de 5 V, recomendo ligar nos pinos RAW (+) e GND(-) no caso do Arduino Pro Mini.
   O fonte para Arduino 1.5.5 r2 Beta e o esquema podem ser encontrados aqui.


-----------------------------------------


A partir disso, cosntrui a base giratória para testar. Um cooler velho, uma tampinha de pet, uma apoio de cpu sff, um header 90 graus, um parafuso, uma fonte 12 v e super bonder. Como não caprichei, ficou tudo meio fora de centro, girando um pouco excêntrico. Deu certo, mesmo a excentricidade tirando bastante a velocidade do cooler. Talvez num próximo projeto eu faça os cálculos de centro com mais perfeição.





Desculpe a qualidade, mas é uma câmera de 2003, que eu adoro.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fiz uma segunda versão - 28/Fev/2014

Base de HD a 7200 rpm (nunca vai girar nessa velocidade). Tks to Edilson pela dica e por fornece o primeiro HD.

Usei uma Nikon mais nova. O resultado é muito melhor, apesar da velocidade ser bemmmmm maior.

Usei um Samsung 80J de base. A haste do motor fica exposta e não precisa nem aumentar a altura. Se notarem, existe um CD de base no suporte. Incrivelmente o furo do CD é do tamanho exato da haste do HD. Bastou fazer 4 furos para os parafusos e encaixar o CD aproveitando todas as partes da haste. Calculei o centro de gravidade do suporte equilibrando sobre um lápis. Método científico, kkkk. Mas o nível de vibração diminui muito desde o início da montagem. Não conseguia segurar na mão no começo.  Gambiarras e mais gambiarras, gastei muitas lagartixas (lacres de fita plásticos) até conseguir o melhor posicionamento das pilhas.

Quer fazer funcionar? A bagunça me ajudou, kkk.


Infelizmente, a velocidade não chega até os 7200, seja pelo atrito com o ar ou pelo balanceamento que nunca chega a 100%. Depois de alguma voltas, o HD para sozinho, pois tenta chegar aos 7200 mas falha e depois de algumas vezes já desliga.
Uma coisa que notei é que ao girar mais devagar, conseguimos mostrar muito mais letras em menor espaço. Velocidade mais lenta é mais controlável e exige menos balanceamento. 


2 comentários:

  1. olá, por favor posta novamente o codigo do POV, pois esta dando erro! obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como descrever o erro? O upload que fiz foi do código que upei no pro mini. Diz também qual a versão da IDE arduino que está usando. Se eu conseguir lembrar de tudo, tento ajudar a resolver o problema. Baixei o pov2.zip e compilei no arduino 1.5.5r2. Não deu erro.

      Excluir